Oficinas Interlegis em Unaí reúnem Câmaras da região noroeste de Minas

por bus — publicado 14/08/2015 16h19, última modificação 14/08/2015 16h19
Cerca de 40 servidores participam dos treinamentos

As oficinas Interlegis que estão acontecendo durante toda a semana na Câmara Municipal de Unaí reúnem cerca de quarenta servidores de Casas Legislativas da região noroeste de Minas. Da tarde de segunda-feira até ontem, o treinamento foi voltado para a implantação e uso do Portal Modelo para internet. A partir desta quinta, e até amanhã, o foco é no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL). Estavam inscritas Câmaras de onze municípios.

As atividades foram iniciadas na segunda-feira, com o Encontro Interlegis, com a presença do senador Antonio Anastasia (PSDB-MG). Também houve palestras sobre reforma política e transparência no Legislativo.

A partir da tarde de segunda-feira, os técnicos do Programa Interlegis, Adalberto Oliveira e Cláudio Morale, começaram o treinamento prático para os servidores das Câmaras. Numa primeira etapa, eles se dedicaram a aprender a instalar e utilizar o Portal Modelo, ferramenta de criação de sites, desenvolvida pelo Interlegis e disponibilizada gratuitamente para as casas legislativas.

Na segunda etapa, o foco foi o SAPL, que informatiza todo o processo legislativo das Câmaras, desde a inserção de dados sobre tramitação de propostas até a organização e acompanhamento de sessões plenárias. As duas ferramentas colocam as casas legislativas em condições de atender às exigências das Leis de Transparência e de Acesso à Informação.